Periodontia

A Periodontia é a área da Odontologia que trata as doenças da gengiva, visando a prevenção às doenças e, se estas já estiverem instaladas, devolver a saúde aos Pacientes. Inúmeras doenças podem ser agravadas pelas doenças da gengiva, como o Diabetes, problemas cardíacos, etc.
Gengivite e Doença Periodontal

Sua gengiva sangra? O sangramento gengival é um indício importante, que indica que algo de errado provavelmente está acontecendo. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças causadas pela presença da placa bacteriana no espaço entre o dente e a gengiva e são caracterizadas por vários sinais, dentre eles o sangramento. Ou seja, sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele permanecer ocorrendo, sua causa deve ser investigada e tratada em breve. Outro detalhe importante é que tanto a gengivite como a periodontite podem provocar a alteração no odor do hálito.

Gengivite

A gengivite é o estágio inicial dessa doença e quando não tratada pode evoluir para uma forma mais grave, que é a periodontite. Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada . Entretanto, o osso de suporte e as fibras do ligamento não sofreram nenhum dano.

Periodontite

Além dos sinais da gengivite, como o sangramento, na periodontite inicial, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva, que significa a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento.

Entretanto, se a periodontite não for tratada no estágio inicial, a bolsa ficará profunda e a gengiva afastada em relação ao dente (periodontite avançada). Se a perda óssea for muito grande, o dente ficará com mobilidade e, dependendo da quantidade de osso perdido, pode ser indicada a extração do dente.

Related Projects

UA-97434163-1